Blog

[1ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! — DEFINIÇÃO

NEURALGIA DO TRIGÊMEO
DEFINIÇÃO:
nervo_trigemio

A neuralgia do Trigêmeo é um distúrbio unilateral doloroso caracterizado por dores breves tipo choque elétrico, com início e término abruptos, e limitada à distribuição de uma ou mais divisões do nervo Trigêmeo. A neuralgia do Trigêmeo é a mais conhecida e debilitante forma de neuralgia facial. Também conhecida como doença de Fortherghill, Tic Doloroso Facial ou Prosopalgia Dolorosa.

Neuralgia do Trigêmeo, ou nevralgia do Trigêmeo, provoca uma dor absolutamente inesquecível. É uma dor muito, muito forte que pega um lado da face, dura segundos e desaparece. O problema é que ela geralmente volta com grande intensidade, em intervalos de tempo variáveis. As pessoas são capazes de relatar com detalhes o dia e as circunstâncias do momento, mesmo que o episódio doloroso tenha ocorrido muitos anos antes. Aliás, a neuralgia do Trigêmeo é considerada uma das dores mais violentas que afligem o ser humano. Talvez, por esse motivo, as crises nunca sejam esquecidas. Na literatura, são citadas como violentas as dores do infarto do miocárdio, da cólica renal, de dentes, mas a neuralgia do Trigêmeo é considerada a mais violenta das dores crônicas paroxicísticas e repetitivas e, às vezes, perdura por décadas.

Videocast Neuralgia do Trigêmeo: a pior dor que uma pessoa pode sentir

Caracterizada uma forte dor descrita como “latejante”, “queimação” ou de “choque elétrico”, paroxística* e de curta duração, podendo durar desde alguns segundos até minutos, com severidade e frequência bastante variáveis. A crise dolorosa é deflagrada, em muitos casos, quando o indivíduo toca ou manipula determinadas áreas da face, geralmente ao redor do nariz e próximas aos lábios. Essas áreas são denominadas de zona-de-gatilho. Em geral, o paciente apresenta apenas uma única zona de gatilho e evita tocá-la, deixando muitas vezes de lavar-se ou barbear-se para não desencadear um ataque.

A 3ª revisão da Classificação Internacional de Cefaleias (ICHD-3) sugere três variantes:NT1
1) nevralgia do Trigêmeo clássica, geralmente causada por compressão microvascular na entrada da raiz trigeminal no tronco cerebral;
2) nevralgia do Trigêmeo com dor facial persistente concomitante; e
3) nevralgia do Trigêmeo sintomática, causada por lesão estrutural diferente de compressão vascular.

O nervo do Trigêmeo recebe esse nome porque tem três ramificações: o ramo oftálmico, o ramo maxilar e o ramo mandibular. Assim, como vários outros nervos presentes no rosto, o nervo do Trigêmeo é um nervo sensitivo que controla as sensações que se espalham pela face, enviando-as como mensagens ao cérebro. A dor provocada pela neuralgia do Trigêmeo se distribui de acordo com o ramo do nervo afetado.

A neuralgia pode se distribuir em três grandes partes do rosto:
Região frontal: órbita ocular e parte do nariz
Região malar: que estende até o nariz e parte do lábio superior
Região temporal: que passa pelo lado do ouvido e acompanha a mandíbula.

*Ataques paroxísticos ou paroxismos são uma intensificação ou recorrência súbitas de sintomas, como um espasmo, dor ou convulsão. Estes sintomas curtos, frequentes e estereotipados podem ser observados em várias condições clínicas.

LEIA:
[2ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! – CAUSA, ETIOLOGIA e CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS
[3ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! – DIAGNÓSTICO e RELAÇÕES ODONTOLÓGICAS
[4ª PARTE] — NEURALGIA DO TRIGÊMEO – A PIOR DOR DO MUNDO! – TRATAMENTO e PROGNÓSTICO

Fonte: http://www.ortoblog.com/1a-parte-neuralgia-do-trigemeo-a-pior-dor-do-mundo-definicao/

Categoria: Biblioteca Virtual

Leave a Comment