Blog

Cirurgia de Elevação do seio maxilar – E SE ROMPER A MEMBRA?

O seio maxilar é o maior dos seios paranasais, estando comumente intimamente relacionado com os elementos dentais súpero-posteriores. Devido a essa proximidade, os procedimentos odontológicos apresentam um risco elevado de promover injúrias ao mesmo.

Uma perfuração da membrana antral poderá lançar corpos estranhos à cavidade, trazendo por vezes complicações como a comunicação bucossinusal que pode originar uma fístula no local, merecendo tratamentos por vezes complexos.

Exames complementares, como as radiografias e as tomografias computadorizadas, e um planejamento correto são imprescindíveis para que se evitem acidentes, como também para solucionar essas complicações. Para esse fim, técnicas cirúrgicas tradicionais, como a utilização de retalhos e a técnica de Caldwell-Luc, ou modernas, como a endoscopia, são bastante úteis.

Pelo fato de o seio maxilar possuir contiguidade com outras entidades anatômicas como a fossa nasal e outras cavidades, além de ser participante das vias aéreas superiores, ele muitas vezes se torna peça-chave no diagnóstico de patologias diversas, sendo o cirurgião-dentista participante de uma equipe multidisciplinar, o que evidencia a necessidade de conhecimento profundo das afecções sinusais.

Fonte: http://www.ortoblog.com/cirurgia-de-elevacao-do-seio-maxilar-e-se-romper-a-membra/

Categoria: Biblioteca Virtual

Leave a Comment