Blog

Entenda, de uma vez por toda, a fase do “patinho feio”

Um período característico da dentição mista é a fase do “patinho feio”. Nesta época, os incisivos superiores se apresentam com uma vestíbulo-versão maior, divergência do longo eixo de apical para incisal, sobremordida exagerada e diastemas.

Essa fase tem início aproximadamente aos 8 anos e tende a desaparecer por volta dos 12 anos. É uma fase fisiológica que, posteriormente, na época de erupção dos dentes posteriores e caninos permanentes, tende a desaparecer.

Assim, com a erupção dos caninos permanentes, serão corrigidas a inclinação distal exagerada e os diastemas, e com a erupção dos demais dentes posteriores haverá a correção da sobremordida exagerada e da inclinação labial.

É lícito lembrar que nesta fase o clínico não deve colocar aparelhos redutores de diastemas. No entanto, algumas vezes a vestíbulo-versão e os diastemas podem ser determinados por outros fatores. Assim, é necessário que o profissional faça uma distinção entre a fase fisiológica do “patinho feio” e uma anomalia. Neste caso, o dentista, após acurada observação, intervirá de maneira correta.

Categoria: Biblioteca Virtual

Leave a Comment