Blog

Quer colocar BOTOX? Peça ao seu dentista

O uso de terapias alternativas, especificamente a toxina botulínica, vem ganhando espaço dentro da Odontologia. Quem trabalha com a estética facial, caso dos ortodontistas e cirurgiões buco-faciais, vem gradualmente apresentando esta novidade em seus consultórios e clínicas:
 
O uso do botox pelo dentista!
 

Abaixo transcrevo o trabalho do Dr. Diego Baptista, que apresenta um resumo excelente para orientação dos pacientes e esclarecimento.

sempresaude_materias_17062013_145038-600x176

Quer colocar botox? Peça ao seu dentista

A maioria dos pacientes não está consciente dos benefícios substanciais que o Botox tem como uma terapia coadjuvante no tratamento dental e cosmético. Botox tem usos clínicos úteis como coadjuvante na ATM e casos de bruxismo, ainda mais para os pacientes com dor nessa articulação.

O que é o botox?

De forma bem direta podemos dizer que é um relaxante muscular.

young beautiful woman having an injection

E como o botox pode ser utilizado na Odontologia?

  1. Quando administrado com algo em torno de metade da dose utilizada para o tratamento de alisamento de rugas faciais, pode reduzir grandemente a intensidade das contrações musculares que contribuem para a DTM (desordem da ATM), diversas dores faciais e dar ao doente um alívio significativo.
  2. Botox é muitas vezes usado em conjugação com a terapia dérmica de preenchimento como uma alternativa não cirúrgica para os casos de linha labial alta.
  3. Com um pouco de terapia de Botox e aumento dos lábios com preenchedores dérmicos, os músculos ao redor do lábio são enfraquecidos para que eles não possam levantar o lábio tão alto quanto antes. Isso tem que ser feito com cuidado para que o paciente possa manter competência labial e continuar a realizar suas atividades normais como: falar, sorrir, franzir e comer.

É importante ser capaz de oferecer todas os alternativas para o paciente de acordo com cada caso. E mais importante ainda que o paciente saiba bem o que busca no tratamento.

Quais as desvantagens de usar o botox?

  • Alto custo inicial.
  • Re-tratamento de 2 a 3 vezes por ano, criando um custo de manutenção do tratamento.

Qual a importância do uso do botox na Odontologia?

  • Os tecidos moles em torno da boca são tão importantes como a cor e a posição dos dentes na determinação do sorriso do paciente. Nós, como dentistas, não podemos nos esquecer que também temos a área perioral, ao redor da boca, para olhar tanto quanto os dentes para fazer uma análise do sorriso de forma completa e tratar de forma estética.
  • Ortodonticamente: o ortodontista  pode mover os dentes para onde quiser, mas se você fizer muitas modificações, isso vai ser refletir no movimento muscular e nesse momento o botox pode ser utilizado

 

  • Botox também pode ser utilizado em pacientes com dentaduras novas, especialmente em pacientes que tenham sido desdentados por um longo tempo e têm próteses antigas. As próteses que o dentista faz para você paciente podem se encaixar perfeitamente, mas com fortes contrações musculares irregulares, o paciente terá um tempo difícil para se acostumar com sua dentadura (prótese) e manter em sua boca mesmo com o sofrimento.
  • Conforme as pessoas envelhecem, os cantos da boca começam a virar para baixo. Botox pode ser colocado nos músculos depressores do ângulo da boca bilateralmente para relaxar os músculos e aumentar os cantos da boca.

 

  • Botox também pode ser usado para suavizar as rugas que estão muito frequentemente chamadas rugas dos fumadores. Estas rugas podem não ter nada a ver com fumar, mas tem tudo a ver com as fortes contrações dos músculos orbiculares orais.

 

O TRATAMENTO ESTÉTICO feito pelo dentista, com o uso do botox, ainda é polêmico e discutido junto a legislação pertinente. Entretanto é patente a existência de inúmeros cursos de capacitação que contemplam também este fim.
Fonte: http://drortho.com.br/quer-colocar-botox-peca-ao-seu-dentista/

Categoria: Informativos

Leave a Comment